SOBRE A UAB

O QUE É?
 
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.
Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada. Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB. Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

COMO FUNCIONA?
 
O Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior.
 
Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos polos de apoio presencial.

Feita a articulação entre as instituições públicas de ensino e os polos de apoio presencial, o Sistema UAB assegura o fomento de determinadas ações de modo a assegurar o bom funcionamento dos cursos.
COMO PARTICIPAR?
 
Há duas modalidades de ingresso de estudantes nos cursos ofertados no âmbito do Sistema UAB: pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e pela candidatura às vagas destinadas à demanda social.

Para ingressar nos cursos do Sistema UAB por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o candidato, necessariamente professor da educação básica das redes públicas estadual ou municipal, deve preencher os dados constantes da Plataforma Freire, candidatar-se a um curso determinado e ser aprovado em processo seletivo específico. Apenas os cursos de licenciatura e de especialização para professores são ofertados nessa modalidade de ingresso.
 
O acesso aos cursos ofertados para a demanda social no Sistema UAB é aberto a qualquer candidato que atenda aos pré-requisitos do curso e tenha sido aprovado em processo seletivo organizado pela instituição de ensino ofertante. Todos os cursos do sistema UAB podem ter vagas ofertadas nessa modalidade de ingresso.

QUANTOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL UAB TEM NO ESTADO DA BAHIA?
 
São 26 polos estaduais e 30 polos municipais.
QUAL O VALOR DOS CURSOS OFERTADOS?

Os cursos são gratuitos, podendo ser cobrada uma taxa para inscrição no processo seletivo.
 
QUANDO TERÁ UM NOVO VESTIBULAR PARA O POLO UAB ITABUNA?

Está aberto edital para concurso vestibular dos cursos EAD UESC e estamos aguardando edital com abertura de novo vestibular de outras universidades. A previsão de início desses cursos é para 2015.1.

COMO É A FORMATAÇÃO DOS CURSOS?
 
Os cursos UAB UESC possuem tutores presenciais e a distância que acompanham os alunos em todas as atividades propostas pelas disciplinas dos cursos. Os tutores a distância ficam na universidade, atendendo os alunos pelo telefone/0800, por e-mail e pelo ambiente virtual de aprendizagem - MOODLE. Já os tutores presenciais ficam no Polo UAB Itabuna e dão plantão de tutoria para acompanhar os alunos nos estudos individuais e coletivos, realização de atividades etc. e também atendem por e-mail, telefone e outros canais de comunicação.

Todos os cursos dispõem de uma carga horária presencial que contempla os encontros presenciais que acontecem em dias agendados pela coordenação do curso na universidade, plantão de tutoria, avaliações escritas, seminários, entre outras atividades.

QUAL O MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO?
 
A universidade oferece módulos por disciplinas aos alunos, além de conteúdo digital que é disponibilizado no Moodle e em mídias, além de outras fontes de leituras e pesquisas (livros, vídeos, Internet, revistas científicas etc).
 
QUAL É A DURAÇÃO DOS CURSOS?
 
Os cursos têm duração igual aos cursos presenciais da universidade.