11 de ago de 2017

11 DE AGOSTO, DIA DO ESTUDANTE!


No dia 11 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Esta tradição vem desde o ano de 1927 e teve, como ponto de partida, algo ocorrido no século anterior, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I, autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado, no Brasil.
Sendo assim, em 11 de agosto de 1927, no centenário de criação das referidas faculdades, houve uma grande homenagem às mesmas, onde o advogado Celso Gand Ley, aproveitou o ensejo e sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, pois além de símbolo do início dos cursos jurídicos, no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da História da Educação Brasileira.
A sugestão de Gand Ley foi acatada e, desde então, o Dia do Advogado e o Dia do Estudante são comemorados na mesma data. Houve ainda, dez anos depois, em 1937 – ano em que teve início a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas –, a criação da UNE – União Nacional dos Estudantes, fato que “fez coro” para reforçar o dia dedicado aos respectivos.
No âmbito internacional, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro e faz referência à resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939. Tal data foi escolhida pelo Conselho Internacional de Estudantes (que hoje é a atual União Internacional dos Estudantes), em 1941, na Inglaterra, como forma de homenagear esta resistência e, sobretudo, um dos jovens participantes, Jan Opletal, que acabou indo a óbito em 11 de novembro de 1939.

O Polo UAB Itabuna parabeniza os estudantes e faz votos de que todos façam jus à sua condição e à História que este Dia rememora. E os reforça, em especial, aos cursistas da Rede UAB.

Fonte: Brasil Escola