18 de abr de 2016

A Rede Universidade do Professor em parceria com a Universidade Aberta do Brasil oferece cursos de Licenciatura para professores efetivos da rede pública através da Plataforma Paulo Freire com vagas disponíveis em diversos polos na Bahia






O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) será o principal responsável por ofertar vagas na nova iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para a formação de professores efetivos da rede pública que não atuam em sua área de formação, a Rede Universidade do Professor. São 105 mil vagas para o segundo semestre de 2016 nas instituições federais de educação, sendo 81 mil na modalidade educação a distância, por meio da UAB, e 24 mil vagas presenciais remanescentes.
Os professores só poderão se inscrever para o curso correspondente à disciplina que lecionam na rede pública. As vagas dessa pré-inscrição são reservadas para docentes que atuam nas seguintes disciplinas: matemática, química, física, biologia, português, ciências, história e geografia.
Os professores interessados em complementar sua formação poderão se inscrever nos cursos por meio da Plataforma Freire, entre 5 de abril e 5 de maio. No momento da inscrição o professor poderá escolher entre a modalidade a distância ou presencial.   Depois de inscritos, as secretarias estaduais e municipais de educação terão de 6 de maio a 6 de junho para validar as inscrições dos docentes. Ressaltamos que o Educacenso 2015 também será utilizado como critério para validação.  O resultado será divulgado até 30 de junho e os cursos a distância terão início já no segundo semestre deste ano, com prioridade para a formação de primeira licenciatura.
Maiores informações procurar as secretarias municipais de educação e/ou núcleos regionais de educação.

   


  Ü           QUAIS OS CURSOS?
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, QUÍMICA, FÍSICA, BIOLOGIA, PORTUGUÊS, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA.
(curso gratuito)

  Ü         QUAL O PERÍODO DE INSCRIÇÃO?
DE 05 DE ABRIL A 05 DE MAIO DE 2016

  Ü         ONDE FAZER A INSCRIÇÃO?

  Ü      VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES (SEDUCS)
06/05 a 06/06

  Ü      RESULTADO
até 30/06

  Ü      INÍCIO DOS CURSOS
A  PARTIR DO 2º SEMESTRE DE 2016

  Ü           ONDE SERÃO OS ENCONTROS PRESENCIAIS?
EM CASO DE OPÇÃO PELO NOSSO POLO... SEGUE ENDEREÇO...
POLO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL EM VITÓRIA DA CONQUISTA
RUA SIFREDO PEDRAL SAMPAIO (CONHECIDA RUA 10 DE NOVEMBRO), S/N,
BAIRRO RECREIO
AO LADO DO SENAC, FONE (77) 3421-3692.

  Ü           COMO POSSO TER MAIS INFORMAÇÕES?

5 de abr de 2016

Ministro da Educação anuncia a oferta de mais de 80 mil vagas em cursos de Educação a Distância para docentes completarem formação, por meio da Universidade Aberta do Brasil




O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 28, a Rede Universidade do Professor. Serão oferecidas 105 mil vagas para formação de professores efetivos das redes estaduais e municipais que não atuam em sua área de formação. As vagas, nas instituições federais de educação, são para o segundo semestre de 2016, sendo 24 mil presenciais em universidades e institutos federais e 81 mil na modalidade educação a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil.
Baseado em informações do Censo Escolar 2015, Mercadante destacou que, entre os 709.546 professores efetivos que lecionam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, 334.717 têm a formação para a disciplina que ensinam em sala de aula, enquanto 374.829 precisam complementar a formação superior. Estes casos representam docentes que não têm a licenciatura nas disciplinas que aplicam ou não têm o grau de bacharel na área.
A proposta da Rede Universidade do Professor é reduzir o número de professores que lecionam disciplinas para as quais não têm a formação adequada. Além das vagas na rede federal, os professores também poderão optar pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) que oferece, durante as férias escolares, cursos presenciais intensivos para docentes da rede pública de educação básica.
Mais informações: Universidade do Professor

Editais nº 37 e 38 - UESC - Abertura de Inscrições para os Cursos de Alemão e Inglês




EDITAL UESC N.º 37
 ABERTURA DE INSCRIÇÕES CURSOS DE ALEMÃO:
 UESC Deutsch 2016.1 A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para os cursos de alemão UESC Deutsch 2016.1, ação do projeto de extensão “Dinamizando o ensino da língua inglesa na UESC”, no âmbito do Convênio DAAD-CAPES-UESC, com o apoio do Departamento de Letras e Artes (DLA) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). 1. DAS INSCRIÇÕES Período Das 08h01 do dia 05 de abril às 23h59 do dia 06 de abril de 2016 Procedimentos Exclusivamente via formulário online disponível em: http://goo.gl/forms/vH3dICIh4K 
Atenção a todas as instruções deste edital e do formulário de inscrição online Docentes, estudantes e funcionários da UESC. Até as 23h59 do dia 05 de abril de 2016, com a seguinte reserva de vagas: Docentes da UESC: 20% Funcionários da UESC: 20% Estudantes de Letras (continuado, PARFOR, EAD, pós-graduação), LEA e Comunicação Social da UESC: 30% Demais estudantes da UESC: 30% Entre 00h01 e 23h59 do dia 06 de abril de 2016, sem reserva de vagas. Preenchimento de vagas ociosas por ordem de inscrição. Vagas Máximo de 25 alunos por turma, nos níveis e horários constantes do Anexo Único. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, seguidos os critérios deste edital. Taxa Cursos gratuitos. O material didático indicado pela coordenação – após o início das aulas – deverá ser adquirido. Requisitos 1. Fazer parte da comunidade acadêmica e administrativa da UESC 2. Realizar, exclusivamente dentro dos prazos acima, o preenchimento do formulário de inscrição online – disponível em http://goo.gl/forms/vH3dICIh4K Mais informações podem ser obtidas no site do UESC Deutsch: https://sites.google.com/site/estesinversos/uesc-deutsch 3. DOS CERTIFICADOS – Serão fornecidos pela coordenação do projeto de extensão “Dinamizando o Ensino da Língua Inglesa na UESC” aos participantes que comparecerem a, no mínimo, 75% das aulas e forem aprovados nas atividades avaliativas propostas.
31 de março de 2016.
EDITAL UESC Nº 38
 ABERTURA DE INSCRIÇÕES CURSOS DE INGLÊS: UESC English 2016.1 A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para os cursos de inglês UESC English 2016.1, ação do projeto de extensão “Dinamizando o ensino da língua inglesa na UESC”, com o apoio do Departamento de Letras e Artes – DLA e da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX. 1. DAS INSCRIÇÕES Período Público-alvo em geral: das 08h00 às 23h59 do dia 05 de abril de 2016 Público-alvo abrangido pelos critérios de reserva de vagas (ver abaixo): das 08h00 do dia 05 de abril até as 23h59 do dia 06 de abril de 2016 Procedimentos Exclusivamente via formulário online disponível em: http://goo.gl/forms/lrdscfmOxQ 
Atenção a todas as instruções deste edital e do formulário de inscrição online Público-alvo Docentes, estudantes e funcionários da UESC. Reserva de vagas: Docentes da UESC: 20% Funcionários da UESC: 20% Estudantes de Letras (continuado, PARFOR, EAD, pós-graduação), LEA e Comunicação Social da UESC: 30% Os participantes de 2015.1 e 2015.2 que obtiveram o conceito “Aprovado” ou a condição de “Vaga garantida para repetir o nível” têm vaga garantida na turma que escolherem, desde que façam sua inscrição online dentro do prazo acima. Vagas Máximo de 30 alunos por turma, nos níveis e horários constantes do Anexo I. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, seguidos os critérios de reserva de vagas acima. Taxa Cursos gratuitos. Será obrigatória a aquisição do material didático indicado pela coordenação.

III Fórum de Licenciaturas da UFRB



Data: De Segunda-feira 18 Abril 2016 - 08:00 até Quarta-feira 20 Abril 2016 - 22:00
Local: Centro de Formação de Professores (CFP), Amargosa
A conferência de abertura será online, através do canal:



O Fórum de Licenciaturas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é uma instância de caráter propositivo e consultivo, para elaboração e discussão de propostas institucionais de formação de professores. Na terceira edição do Fórum, prevista para ocorrer entre os dias 18 e 20 de abril de 2016, junto com o IV Seminário do PIBID UFRB e o I Seminário do PIBID Diversidade da UFRB, objetiva-se reunir professores, pesquisadores e licenciandos para refletir sobre o tema “Currículo e Formação Docente: Da Universidade à Sociedade, onde fica a escola?”.  

Além de cumprir com a missão de contribuir para a formação dos licenciandos de várias áreas do conhecimento, esses eventos também pretendem colaborar com a formação continuada de profissionais que já atuam na educação básica, por meio de discussões sobre a atual conjuntura da profissão docente no Brasil, com foco nos seguintes eixos temáticos: Currículo; Políticas de Formação de Professores; Formação de Professores e Diversidades; Legislação do Ensino e Docência.

Mais informações: Fórum de Licenciaturas UFRB