27 de jul de 2011


Um pouco da história...

O povoamento começou quando a região servia como principal ponto de passagem de tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista. Na região cortada pelo rio Cachoeira, surgiu o Arraial de Tabocas em 1857, em meio à mata que então era desbravada.

O nome Tabocas, segundo a tradição, deve-se a um imenso jequitibá, de cuja derrubada fora feita uma disputa, sendo aquele o "pau da taboca", ou seja, da roça que se abria.

O povoamento deu-se apenas a partir de 1867, feito principalmente por migrantes sergipanos, dentre os quais "Félix Sevirino de Oliveira, depois conhecido como Félix Sevirino do Amor Divino" e José Firmino Alves',que eram primos. Félix fundou na entrada de Itabuna a Fazenda Marimbeta, hoje existe uma rua com esse nome no bairro da Conceição, eles vieram da Chapada dos Índios, atual Cristinápolis - SE, a quem se atribui a fundação da futura cidade de Itabuna.

Em trinta anos o crescimento foi tanto que, em 1897 os moradores pleitearam sua emancipação, que foi negada. Nova tentativa foi feita, junto ao governo estadual, em 1906, comprometendo-se Firmino Alves a doar os terrenos para que fossem erguidas as sedes administrativas.

Fundado em 1910, o município de Itabuna tem sua cronologia confundida com a própria origem do seu perímetro urbano, a partir de meados do século XIX, reduzindo-se a importância da centenária Ferradas, que foi a primeira Vila - com o nome de D. Pedro de Alcântara, três décadas antes de Tabocas -, e o primeiro povoamento urbano no território daquele que viria a ser o município de Itabuna.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Itabuna

25 de jul de 2011

UAB abre inscrições para Programa de Formação de Professores - UNEB


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Licenciaturas para Formação de Professores de Ensino Fundamental e Médio, oferecido na modalidade à distância e realizado em conformidade com o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), através da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Os cursos visam propiciar a qualificação dos professores da rede pública do ensino fundamental e médio, tendo como objetivo a apropriação de conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao exercício da ação docente, bem como o desenvolvimento de atitudes de reflexão e análise pedagógica.

Podem participar, concluintes do ensino médio, prioritariamente professores da rede pública de ensino (municipal, estadual e federal), professores sem vínculo com as redes públicas, que atuem através de regime temporário (REDA) e candidatos da demanda social. Mais de três mil vagas serão distribuídas entre os 26 municípios do Estado.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem realizar sua inscrição AQUI até o dia 29 de julho. Maiores informações pelo telefone 71 32881137.

Acesse o EDITAL

FONTE: http://www.iat.educacao.ba.gov.br/node/1956


ATENÇÃO!

Não haverá oferta de cursos UAB UNEB para o Polo UAB Itabuna.

23 de jul de 2011

Biblioteca Virtual Universitária - UESC

No site do Ambiente Virtual dos cursos UAB UESC encontra-se disponibilizado para os alunos uma BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA com um riquíssimo acervo para várias áreas do conhecimento.

Para acessar, o aluno deverá utilizar o mesmo login e senha do Moodle.

20 de jul de 2011

20 de Julho: Vamos cultivar as amizades!

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante". Ec. 4:9-11

quem corre sempre alcança

Amigos e amigas do Polo UAB Itabuna

12 de jul de 2011

Cadastramento de Alunos no Polo UAB Itabuna

Estimado(a) Aluno(a),

O Polo UAB Itabuna está realizando o cadastramento de todos(as) os(as) alunos(as) dos cursos ofertados no polo a fim de possuirmos um banco de dados atualizado.

Solicitamos que você compareça ao Polo com os seus documentos (RG, CPF, Título eleitoral, Carteira reservista...) e 01 foto 3x4 (recente). Não precisa tirar cópia dos documentos, mas a foto ficará em nossos arquivos.

O cadastramento iniciou no
sábado (09/07/2011) e vai até o dia 16/07/2011 (próximo sábado).

Agradecemos a colaboração.

Sessão Especial do Fórum de Debates

Acontecerá na UESC (Auditório Paulo Souto), Sessão Especial do Fórum de Debates, no dia 15 de julho (sexta-feira), das 9h às 16 horas, com o tema: Currículo e Formação de Professores, com o professor Roberto Sidnei, da UFBA.

O evento é gratuito e não é preciso fazer inscrição com antecedência.