29 de out de 2010

UAB oferecerá cursos de mestrado profissional

A partir de 2011, a UAB (Universidade Aberta do Brasil) passará a oferecer os primeiros programas de pós-graduação stricto sensu a distância. Atualmente, são disponibilizadas vagas em cursos de graduação e especialização. Estão previstas, a princípio, a criação de dois cursos de mestrado profissional: educação infantil e docência em matemática para escola básica. A decisão é um marco na modalidade, já que não existem mestrados a distância no Brasil. A novidade, divulgada com exclusividade ao Universia por Celso José da Costa, coordenador-geral do sistema, integrará o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica do MEC (Ministério da Educação).

"Com a maturidade do programa, essa expansão é mais do que necessária. Até porque a capacitação dos professores da rede pública de ensino não se limita à graduação e a especialização", explica Costa, que acrescenta a importância da UAB no processo de formação continuada dos educadores brasileiros. "Aqueles que já concluíram a graduação terão a oportunidade de continuar a estudar e se aperfeiçoar", justifica. De acordo com o coordenador-geral, os programas ainda estão em fase de desenvolvimento e comissões especializadas se reunirão ao longo do ano para definir tanto o plano pedagógico, como o administrativo. "O edital de seleção de propostas será lançado ainda esse ano", garante ele, que prevê a abertura das primeiras vagas no primeiro semestre de 2011.

O potencial da iniciativa é reconhecido por Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, presidente da Câmara de Educação Superior - órgão vinculado ao Conselho Nacional de Educação. Na opinião dele, os programas de pós-graduação stricto sensu influenciarão a formação dos professores brasileiros. "A docência é muito mais ligada à concepção, do que a evidência. Daí a importância de garantir o contato de nossos profissionais à vivência em investigação", ressalta ele. "Portanto, espera-se que essa oportunidade influencie muito mais gente, tanto no trabalho quanto nos processos formativos", acrescenta ele.

Ao mesmo tempo em que o programa contribuirá com a formação dos docentes, promete viabilizar mudanças na rede pública de Ensino Básico no País. É o que acredita Klaus Schlünzen Junior, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). "A própria característica do mestrado profissional viabilizará esses dois processos. Até porque, o programa alia formação teórica às necessidades do próprio mercado. Ou seja, os estudantes serão mobilizados a desenvolver trabalhos de investigação relacionados ao sistema educacional brasileiro com a identificação de soluções para problemas reais", explica ele.

Além disso, a modalidade a distância permitirá o aumento do contato de professores com os programas de pós-graduação stricto-sensu. "A formação superará barreiras geográficas. E mais, permitirá uma riqueza cultural ainda maior ao curso", acredita Schlünzen Junior.

Garantia de qualidade

Apesar do potencial, o sucesso dos novos programas da UAB vai depender das estruturas adotadas. "Hoje a preocupação frequente na implementação de qualquer curso, seja ele presencial ou a distância, é a qualidade", enfatiza Barone. Fator que, segundo ele, é ainda mais relevante em iniciativas pioneiras. "Ainda que a legislação brasileira possibilite a criação de cursos de pós-graduação stricto sensu a distância, não há programas com essas características no País", afirma ele.

Barone acredita que o preconceito com relação à modalidade também gera uma maior desconfiança no processo de formação, sobretudo em mestrados e doutorados. "As experiências recentes, porém, comprovam que os processos bem planejados podem formar bons profissionais. Há inclusive graduados pelo sistema que garantiram os primeiros lugares em concursos públicos", declara o presidente da Câmara de Educação Superior, que acredita na repetição da tendência nos cursos strictos sensu da UAB. "Mas até que os resultados sejam conquistados nessa nova proposta, o esforço com a qualidade será o principal atrativo", diz Barone.

A garantia da qualidade, na opinião de Barone, está na interação entre corpo docente e discente. Ele aponta ainda a importância dos programas respeitarem os princípios dos próprios cursos presenciais. "A gestão do mestrado a distância precisa ser muito bem pensada para que a formação dos profissionais não seja deturpada e garantam os mesmos resultados dos programas presenciais", defende ele.

Para preservar a excelência da formação das pós-graduações das instituições de Ensino Superior públicas, Costa garante a adoção dos mesmos procedimentos adotados pelos cursos presenciais. "Os pré-requisitos exigidos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) também deverão ser respeitados", resume o coordenador-geral da UAB.

Mesmo sendo a distância, Barone ressalta ainda a necessidade de dedicação por parte dos estudantes. "Para possibilitar isso, será obrigatória a oferta de bolsas. Até porque, a dedicação à pesquisa, mesmo que na modalidade a distância, é essencial para a realização de pesquisas", afirma ele. A real necessidade de auxílios, porém, já está nos planos do sistema UAB. "Pela primeira vez, o governo oferecerá bolsas na modalidade mestrado profissional", assegura Costa. Ele garante já ter o aval tanto da Capes como do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para isso.

Muito mais do que oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu, a UAB servirá de base na implementação de novos programas. "A iniciativa passará a servir de exemplo e de incentivo para as instituições de ensino, tanto privadas como públicas", afirma Schlünzen Junior. Ele relaciona essa responsabilidade à importância da construção de uma estrutura sólida para os novos programas de pós-graduação.

FONTE: http://www.universia.com.br/ead/materia.jsp?materia=19285

Normalização do Moodle UESC

O acesso ao servidor do Moodle foi restabelecido.

Um excelente final de semana e bons trabalhos acadêmicos.

28 de out de 2010

Moodle UESC

Prezados (as) Alunos(as),

Segundo informações obtidas pela Coordenação UAB UESC o servidor onde o Moodle está instalado está com problemas e a previsão para a solução é na próxima semana, a partir do dia 03. Estejam atentos (as), pois as atividades do período deverão ser postadas nessa data, pois vocês não terão prejuízos com relação aos prazos vencidos dass postagens das atividades.

Agradeceemos a compreensão.

27 de out de 2010

Concurso Público para Professor da Rede Estadual de Ensino da Bahia

O Governo da Bahia, por meio das secretarias da Administração e de Educação do Estado, lança nesta quarta-feira (06) edital para realização de concurso público para professor. São 3.200 vagas para suprir a rede pública estadual. Além disso, o concurso vai gerar cadastro reserva para atender futuras necessidades. Há oportunidades para todas as disciplinas em todos os municípios baianos.

“O concurso vem reforçar a política de ampliação, estabilização e qualificação do quadro de professores nas escolas estaduais para assegurar aos estudantes o direito de aprender”, afirma o Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, informando que as provas vão ocorrer em janeiro e os aprovados serão convocados durante o ano de 2011.

Para o Secretário da Administração, Manoel Vitório a realização de um novo concurso para o preenchimento de vagas de professores “é imprescindível para a sustentação da política de recuperação da educação básica estadual que já obteve, neste governo, reforço de mais de três mil profissionais em seu quadro de educadores”.

As vagas são para 20 horas semanais, com salário base de R$ 654,32 mais 31,18% de gratificação de estímulo à atividade classe, totalizando a remuneração de R$ 858,32. Para participar do certame é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina a qual está concorrendo

As inscrições estarão abertas no período de 15 de outubro a 5 de novembro e serão realizadas pela Internet, através do site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (www.cespe.unb.br). O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00.

Diferencial - O diferencial deste processo seletivo é que, em vez dos candidatos se inscreverem para concorrer a vagas por município, eles terão que optar por polos. Assim, poderão atuar no raio de até 70 quilômetros do polo escolhido.

De acordo com a Superintendente de Pessoal da Secretaria da Educação, Cláudia Cruz, “a medida visa conceder maior flexibilidade para o atendimento às demandas das escolas e também garantir um melhor aproveitamento do pessoal na rede, especialmente em municípios onde ainda há carência de professor”.

Prova – A prova será realizada em todos os 32 municípios polos das Diretorias Regionais de Educação. O processo seletivo será composto de três etapas: prova objetiva, discursiva e de título. Com 4h30 de duração, a avaliação será composta de 50 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos básicos, 20 de conhecimentos interdisciplinares e 10 específicos, mais a prova discursiva. As provas terão caráter eliminatório e classificatório.

Segundo o Superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação, Nildon Pitombo, “as questões básicas se relacionam com os aspectos próprios do mundo pedagógico, a exemplo da organização da escola, dos componentes curriculares, das metodologias e didáticas de cada disciplina, das políticas públicas e legislação de ensino”.

Destaque, também, para a interdisciplinaridade. Afinal, os professores têm que incluir na agenda da educação a interface entre as áreas do conhecimento. Sobre as questões interdisciplinares na avaliação, o Superintendente Nildon Pitombo explica que “se vinculam às indicações legais que organizam os conhecimentos disciplinares em áreas específicas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática”.

As questões específicas, por sua vez, se limitam aos conhecimentos particulares ao campo de diplomação dos professores habilitados em cursos de licenciatura. Os conteúdos necessários para a prova e mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no edital, publicado no Diário Oficial do Estado (dia 7 de outubro) e disponível no portal www.educacao.ba.gov.br.

Cronograma do Curso de Física

Prezados (as),

Segue cronograma de atividades do curso de Física UAB:

28/10 - Início disciplina Psicologia da Educação (Moodle)
28/10 - Início disciplina Informática no Ensino da Física (Moodle)
29/10 - Feriado Servidor Público
30/10 e 31/10 - Eleições
01/11 e 02/11 - Não haverá expediente na UESC
06/11 - ENEM (Não haverão atividades)
13/11 - Aula Presencial Cálculo I (Polo)
20/11 - Avaliação Presencial Cálculo I (Polo)

Módulo de Pedagogia

O novo módulo de Pedagogia - DOCÊNCIA E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - já se encontra no Polo. Favor virem pegá-lo das 08h às 12h ou das 14h às 18h ou mesmo no plantão de tutoria presencial.

26 de out de 2010

Funcionamento do Polo


Estimados (as) alunos (as),

O Polo UAB Itabuna não funcionará nesse período:

29/10 (sexta-feira) - Feriado dia do Servidor Público Estadual
30, 31 e 01/11 - Recesso Eleitoral ( Colégio Modelo cedido à Justiça Eleitoral)
02/11 - Feriado Nacional
06 e 07/11 - Realização do ENEM no Colégio Modelo

Os tutores aguardam todos(as) vocês nos Plantões de Tutoria Presencial nos demais dias segundo horário de tutoria.

Gratos pela compreensão.

19 de out de 2010

Nova mamãe!

Parabéns, à querida tutora de Pedagogia - Renata - pelo nascimento de Nicolas!


13 de out de 2010

Você sabe como surgiu o Dia do(a) Professor(a)?


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com

Dia do Professor em outros países:

Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.

World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro

Tailândia - 16 de Janeiro

Índia - 5 de Setembro

China - 10 de Setembro

México - 15 de Maio

Taiwan - 28 de Setembro

Argentina - 11 de Setembro

Chile - 16 de Outubro

Uruguai - 22 de setembro

Paraguai - 30 de Abril

PRÓXIMOS PRESENCIAIS

Atenção, acadêmicos(as), para a agenda do próximo encontro presencial!

PEDAGOGIA - Video-aula e plantão de tutoria presencial (manhã)

LETRAS - Prova escrita (manhã)

FÍSICA - 2ª chamada de avaliação escrita (manhã)

BIOLOGIA - Não haverá

* A tutora Juliana (Biologia) participará de uma formação de tutoria na UESC nos dias 15, 16 e 17/10/2010. Portanto, não haverá plantão de tutoria presencial nesses dias.

* O tutor Fábio (Física) participará de uma formação de tutoria na UESC no dia 16/10/2010, mas a prova de 2ª chamada será aplicada normalmente no Polo.

Consultem o calendário do Polo do mês de Outubro.

8 de out de 2010

Módulos de Letras

Os Módulos do Curso de Letras das disciplinas Fonologia da Língua Portuguesa e Literatura na Formação do Leitor chegaram ao Polo.

6 de out de 2010

ATENÇÃO, ACADÊMICOS (AS)!

Apresentamos cronograma dos próximos presenciais.

FÍSICA

SEXTA-FEIRA (08/10): Aula com Prof. da disciplina Filosofia da Educação - a partir das 18h
SÁBADO (09/10): Avaliação regular e 2ª chamada - manhã e tarde

PEDAGOGIA

SÁBADO(09/10): Aula - manhã e tarde

LETRAS

SÁBADO (09/10): Aula - manhã e tarde

BIOLOGIA

SÁBADO (09/10): Aula - manhã e tarde
DOMINGO (10/10): Aula - manhã (até às 13h)